Quem somos

Somos um grupo de designers independentes com o objectivo de criar e implementar soluções alternativas para o desenvolvimento sustentável. A nossa equipa é fléxivel e adapta-se ás dimensões do projecto.


Nuno Mamede 

 

//Consultoria, Design e Formação

 

 

 

Bio constructor, facilitador e designer de permacultura como profissões, regenerador por paixão, o Nuno tem trabalhado em várias áreas da Permacultura.  

 

Começou na formação em bio construção em 2009, e em 2012 começou a prestar serviços de consultoria, design e implementação, em conjunto com a equipa da TerraCrua, entretanto ampliada. 

 

Em formação, trabalha nas áreas de bioconstrução, regeneração florestal e em design social. Tem participado em muitos PDC's (Curso de Design de Permacultura) como co-facilitador desde 2010. Participou também em Cursos de Design Avançado e em estágios prácticos.

 

Na área da consultoria e em design de espaços em Permacultura, tem trabalhado um pouco por todo o país, desde pequenos jardins a quintas de produção agrícola no âmbito da equipa TerraCrua.

 


 

André Carvalho

 

//Design e ilustração

 




Completou na Escola Artística o Ensino Profissional de Design de Equipamento, e rumou para o estrangeiro à procura de fugir à rotina que se tinha instalado dentro e fora de si, e pôs-se à prova.

 

Há quatro anos regressou a Portugal e foi introduzido aos princípios e práticas da Permacultura por Hélder Valente e Pedro Franco, desde então descobriu uma nova forma de estar, de desenhar e planear, e dedicou-se à aprendizagem do Design de Permacultura em todas as formas concebíveis e as possíveis aplicações em todo o tipo de sistemas, de florestas e bosques às varandas na cidade e as hortas no campo, do desenvolvimento pessoal ao colectivo.

 

Juntou-se à família da Quinta do Vale da Lama em Junho de 2012, tendo aí conhecido uma panóplia de personagens que vieram enriquecer a sua experiência com o seu suporte e experiência, como Helder Valente, Lesley Martin, Gonçalo Teixeira, Sérgio Maraschin, Nita Barroca, Xana Piteira, Nuno Mamede, Pedro Prata, entre tantos outros.

 

 

De momento trabalha como coordenador no Instituto do Vale da Lama - Escola de Permacultura no desenvolvimento da área operacional da educação para todas as idades, onde tem practicado as suas aptidões de facilitador de processos de aprendizagem.



Pedro Prata 

 

//Consultoria & Design

 




O Pedro nasceu e cresceu nas montanhas da serra da estrela, e cedo descobriu a sua admiração pela natureza, que perseguiu nos seus estudos até terminar um mestrado em biologia.

 

Desencantado com a formalidade académica da conservação ambiental e depois de se ver confrontado com diversos falhanços desta estratégia, largou a civilitude e recolheu-se de novo nas montanhas onde tomou parte do colectivo terra crua.

 

Fez diversos cursos em permacultura e questões ambientais, facilitou alguns cursos na área da micologia, aliou esses conhecimentos à sua larga experiência de activismo social e politico e procura agora retribui-los eficazmente de volta ao holon planeta terra.

 

Com o colectivo TerraCrua idealiza, desenha e implementa intervenções directas no meio para modelar os ecossistemas na sua própria auto regeneração.

Arturo Whitelegg 

 

//Consultoria, Design & Gestão

 



Nascido e formado profissionalmente na Argentina, trabalhou nas áreas de gestão ambiental, avaliação de impacto ambiental e auditoria na implementação das normas ISO14000 nesta região. 

 

Depois de experimentar a brutalidade da agricultura convencional extensiva, decidiu dedicar-se á Permacultura, iniciando assim um novo processo orientado para a sustentabilidade.

 

As diferentes experiências em países da América Latina, Europa, Africa e Médio Oriente, permitiram-lhe reconhecer os principais impactos no meio ambiente, relacionados com os factores socio-económicos e ecológicos, garantindo assim uma maior eficiência na implementação de sistemas ecológicamente sustentáveis.

 

 

Neste contexto multicultural, propõe introduzir a Permacultura como alternativa e ferramenta para minimizar os impactos gerados pelos presentes padrões dos comportamentos consumistas actuais.



Sérgio Maraschin 

 

//Consultoria, Design & Formação

 



Sérgio Antonio Maraschin trabalhou como geólogo de exploração, especialista ambiental, gerente de projectos e assessor corporativo nos sectores de mineração, óleo e gás, acumulando experiências diversas em vários países ao longo de cerca de 35 anos. Teve a oportunidade de planear e executar projectos em contextos inter-culturais variados e desafiadores.

 

Dentro do contexto de trabalhos da TerraCrua, sua experiência é particularmente relevante na análise e identificação de solução em questões ambientais e sócioeconómicas. Também pode-se incluir o estudo e interpretação de áreas com finalidades geológicas e/ou ambientais, coordenação de estudos integrados de impactos, análise de risco, auditorias e projectos de restauro ambiental.

 

Completou seu MSc em Ciencias Holisticas no Schumacher College, Universidade de Plymouth in 2008. Actualmente mora numa quinta no Sul do Alentejo, onde aplica técnicas de permacultura e explora soluções sustentáveis dentro do âmbito de uma transição para a economia pós-carbono.

Telmo Cabral


//Energias alternativas




Nasceu em Moçambique e quando chegou a Portugal, viveu entre a terra e a cidade. Cresceu na margem sul, com espaço para observar a natureza, sempre esteve ligado á terra e á criação de animais.

 

Sempre com muito interesse no saber fazer, enveredou pelas engenharias, tornando-se engenheiro mecânico, os primeiros anos de actividade profissional foram ligados á soldadura e inspecção de equipamentos, passou por projecto ligados ao transporte de produtos petrolíferos, refinarias e reparação naval.

 

Necessitando de mudança a nível pessoal, obteve formação em energias renováveis, enveredando nessa direcção, com a realização de projectos solar térmicos, mini eólicos e fotovoltaicos.

 

Presentemente ainda ligado às energias renováveis, ligou-se mais á terra com a criação de um projecto apícola e á exploração agrícola de terras próprias.

 

Sentindo curiosidade pelas alternativas começou a entrar no mundo da Permacultura, Biodinâmica e sustentabilidade, e começou a seguir de perto a família da TerraCrua, com a participação em workshops e mais tarde com o desenvolvimento de soluções energéticas para projectos dentro desta área.

 

Actualmente colabora com a Quinta do Luzio, no desenvolvimento de um apiário pedagógico.